terça-feira, 24 de março de 2009

Fiat vs Audi

A Internet é utilizada com sábia cautela pelas marcas de luxo, cujos consumidores valorizam o atendimento personalizado e o ambiente luxuoso de lojas e boutiques. Na web, o cliente não é "mimado", como nas lojas físicas. Para muitos, a própria presença na loja de outras pessoas do mesmo status é parte do encanto esperado. Por outro lado, a impressão causada por um site pode ser um importante elemento de comunicação da idéia de luxo, bom gosto e exclusividade. Basta ver sites como os da Dior, Louis Vuitton, Montblanc, Cartier, Moët Chandon, Hennessy, Tiffany & Co., Givenchy, Rolls-Royce e Rolex: verdadeiras vitrines, eleboradíssimas, que ajudam a confirmar a imagem de exclusividade das marcas.

Podemos ver claramente na comunicação que a Audi oferece online que apesar de disponibilizar as informações na rede a marca procura não se expor plenamente. Este aspecto nos faz pensar que essas marcas já conceituadas como luxuosas, pelo menos no mercado automobilístico, ainda receiam em oferecer ferramentas digitais muito modernas aos seus consumidores. Contudo, a Audi conta com um site bem estruturado, informativo e que transmite toda a elegância que o produto possui.

Confira o site www.audistar.com.br

Porém, vemos em marcas como a Fiat que almejam com alguns produtos alcançar o público do mercado de luxo, um grande esforço para se conectar ao consumidor através da internet. A Fiat está de volta ao segmento dos sedãs médios brasileiros, no qual estreou muito bem com o Tempra, na primeira metade dos anos 90, mas se deu muito mal com o sucessor Marea – aposentado há um ano. Agora, as honras da casa de origem italiana ficam por conta do Linea, sedã médio derivado do Punto, que chega para tentar resgatar o prestígio da montadora. Para tanto, a montadora criou um blog para o seu novo lançamento no mercado médio-alto de carros brasileiros. Neste blog a Fiat contempla seus consumidores com todas as informações do carro tanto técnicas como informações de mercado.

Confira o blog do Línea 2009: www.blogdolinea.com.br

Finalmente, concluímos que as marcas de luxo estão caminhando para uma digitalização de suas ferramentas de comunicação com seus consumidores, porém, receiam em perder a experiência que o ponto de venda pode proporcionar ao público.

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